Dra. Joana Pinto Santos - Doctorino
Percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade:

Licenciei-me em Medicina no ICBAS em 2008 e sempre tive em mente o cuidado próximo dos doentes. Por isso, quando tive de escolher a especialidade, não tive dúvidas: Medicina Geral e Familiar. Permitiu-me sempre cuidar dos doentes e da sua família, desde o nascimento até à morte. Tratar doenças assim como fazer a sua prevenção e vigilância. No consultório ou no domicílio. Mais recentemente, o contacto com os doentes através de videoconsulta tornou-se uma mais valia.

Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?

Faço consultas de diabetes, hipertensão, hipocoagulados, saúde de adultos (com consultas urgentes e programadas) que exigem tratamento das patologias subjacentes. Todas as consultas que faço têm impacto na saúde dos doentes, ou porque se fazem novos diagnósticos ou porque se ajustam tratamentos. As consultas de vigilância periódica das patologias também garantem um doente equilibrado e sem descompensações da sua doença.

Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?

Apesar de no meu dia-a-dia ter de tratar várias patologias, aquelas que mais me desafiam são a Diabetes e a Obesidade. Neste momento, o meu foco está nos tratamentos mais actuais para estas doenças.

Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?

Quando iniciei a minha carreira, só trabalhava em consultório. Após alguns anos de prática clínica, iniciei as consultas ao domicílio. Há cerca de 1 ano, comecei a fazer videoconsultas devido a uma necessidade cada vez maior de os pacientes terem flexibilidade de horários e de locais para a realização das suas consultas.

Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?

Nas videoconsultas, os pacientes podem contactar-me de uma forma mais flexível. O horário é mais alargado e não exige a deslocação do doente. Podem ter uma atendimento quase imediato ou em poucas horas, tanto para tirar uma dúvida como fazer o controlo das suas patologias, como também para tratar uma doença aguda. Tudo isto acontece de uma forma mais facilitada porque só é necessário um computador e um telemóvel.É basicamente ter o Médico na “palma da mão”.

 
Dra Joana Pinto Santos
 

 

Artigos Recentes
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
Verão rima com praia, sol e, claro, bronzeado! É a época do ano em que...
Valter Ferreira
O Dr. Valter Ferreira já está na Doctorino!
"Apesar de realizar também trabalho com adultos, o maior foco da minha intervenção é com...
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Fica a par
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Este exame pretende avaliar se estás ou...