Carla Pacheco - Doctorino
Percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade.:

Trabalho há quase 20 anos na especialidade de Psicologia Clínica, incidindo sobretudo nas áreas da Psicossomática, Ansiedade e Stress. Acredito só podemos falar em saúde quando olhamos para corpo e mente como partes de um todo que se influenciam mútua e constantemente.

Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?

Trabalho sobretudo em psicoterapia individual, com adultos, adolescentes e crianças, permitindo-lhes desenvolver ferramentas pessoais para se cuidarem e fazerem sentido dos seus desafios e, partindo dessa compreensão, criarem estratégias de superação desses mesmos desafios.

Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?

Trabalho sobretudo em dois eixos: Individualmente, em psicoterapia com adultos e adolescentes que sofrem de ansiedade e perturbações ligadas ao stress e à psicossomática (ligação corpo-mente). Adicionalmente, trabalho integralmente com famílias – em Aconselhamento Parental, Avaliação e Ludoterapia da Criança e terapias complementares (Yoga, mindfulness e terapias expressivas).

Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?

Ao longo destes quase 20 anos de actividade, tenho acompanhado a evolução das famílias, a diversificação dos seus modos de vida, como por exemplo, os fenómenos do nomadismo digital, da emigração massificada dos jovens adultos ou a evolução da parentalidade e educação para um paradigma mais natural e ligado à individualidade e ao ritmo natural de cada criança.

Estas alterações vieram despoletar novas perspectivas e novas necessidades ao nível da intervenção. Aqui, as terapias de 3a geração e a integração dos recursos digitais têm sido ferramentas centrais à minha intervenção.

Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?

Através da consulta por vídeo-chamada tenho acompanhado, nos últimos anos, pessoas um pouco por todo o mundo (sobretudo os nossos emigrados) e também pessoas que por motivos de saúde física ou mental não conseguem sair.

Mais recentemente, face ao COVID-19, a vídeo-chamada tornou-se um recurso fundamental que me permitiu continuar a acompanhar os meus pacientes e apoiar novas pessoas que se encontravam em situação de crise, durante todo o período de confinamento.

 

Carla Pacheco Doctorino

 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...