9 Dicas para um Regresso ao Trabalho em Segurança

Para muitos, setembro vai ser altura de regressar ao trabalho presencial, depois de vários meses a trabalhar online, a partir de casa, em regime de tele-trabalho. Este regresso vai implicar a adoção de novas regras e hábitos, devido à pandemia de COVID-19.

Máscara, álcool gel e distanciamento físico são, apenas, algumas das medidas adotadas pelas empresas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus. Fica a conhecer estes e outros cuidados que deves ter para um regresso ao trabalho em segurança.

regresso ao trabalho
9 dicas para um regresso ao trabalho em segurança

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, juntamente com a ACT e a Direção-Geral da Saúde (DGS), reuniu algumas recomendações que devem ser adotadas nos locais de trabalho, de modo a evitar ao máximo o risco de contágio pelo novo coronavírus.

 

Verificar a temperatura

Mesmo que te sintas bem, nesta fase é importante conferires a tua temperatura corporal diariamente, especialmente antes de entrares no trabalho e depois de saíres. 

 

Contactar linha de Saúde 24 (808 24 24 24)

Se tens algum sintoma compatível com COVID-19 ou estiveste com algum caso confirmado ou suspeito da doença, não deves voltar ao trabalho, sem antes ligares para a linha de Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Ficar em tele-trabalho

Quem pertence a um grupo de risco, deve permanecer a trabalhar remotamente. Se é o teu caso, marca através da doctorino.pt uma consulta de clínica geral e informa-te sobre qual a melhor opção para ti.

 

Difundir informação útil

O regresso dos trabalhadores deve ser progressivo, podendo optar-se por um regime misto, composto por dias de trabalho presenciais e outros de trabalho remoto.

Além disso, é importante divulgar e comunicar devidamente as medidas de prevenção a adotar, quer por trabalhadores, quer por clientes ou fornecedores.

 

Disponibilizar água e sabão

É essencial que as instalações disponham de água e sabão, assim como de desinfetante para as mãos. Não te esqueças de como é importante lavar bem e frequentemente as mãos.

 

Ventilar e limpar

Os espaços devem ser ventilados e limpos com mais regularidade. Portanto, assegura-te que o teu local de trabalho cumpre estes requisitos.

 

Evitar contactos físicos e próximos desnecessários

Sempre que possível, é importante diminuir a proximidade entre colegas e, mesmo, entre os trabalhadores e os clientes ou fornecedores, nomeadamente durante os intervalos e nas zonas comuns. Procura socializar com os teus pares, mas com maior distanciamento e evitando a partilha de objetos pessoais ou comida.

 

Usar equipamentos de proteção individual

Todos os trabalhadores devem ter acesso aos equipamentos de proteção individual adequados à sua atividade, seja máscara; máscara e viseira; máscara, viseira e luvas, entre outros. Certifica-te que usas os equipamentos apropriados e troca-os sempre que sentires que é necessário.

 

Evitar ajuntamentos nos transportes públicos

Se vais para o emprego de transporte público, deves tomar precauções durante a viagem e, se possível, seguires num transporte o menos lotado possível.

 

Esta é uma altura em que é particulamente importante manteres a tua saúde vigiada, principalmente se estiveres inserido nos chamados grupos de risco.

Portanto, não hesites e vai a doctorino.pt agendar a tua consulta de clínica geral.

 
regresso ao trabalho
 

 

Artigos Recentes
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...
mochila adequada para criança
Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Na escolha de uma mochila adequada para criança importa estares sensível a alguns pormenores e...