saúde íntima feminina

9 Cuidados que deves ter com a Saúde Íntima Feminina no Verão

A saúde íntima feminina requer, sempre, precauções especiais. Porém, no verão, devido às temperaturas mais quentes, é ainda mais importante garantires uma higiene íntima mais cuidada e profunda. 

A transpiração e a criação de um ambiente húmido torna mais provável o desenvolvimento de fungos e bactérias, causadores de infeções e de outros problemas. Portanto, se queres aproveitar ao máximo os dias de calor, sem sentires qualquer desconforto vaginal, toma nota de todos os cuidados que deves ter.

saúde íntima feminina
9 Cuidados que deves ter com a Saúde Íntima Feminina no Verão

Evitares a candidíase

A candidíase é uma das infeções vulvovaginais mais frequentes, sobretudo no verão. Para prevenires este problema, deves preferir cuecas de algodão, pois elas permitem um melhor arejamento da zona genital. 

Também deves evitar estar muito tempo com o fato de banho molhado e deves, ainda, beber bastantes líquidos, de forma a compensares a água que perdes na transpiração, mais intensa no verão.

Em caso de candidíase ou de outra infeção vaginal, deves consultar o quanto antes um especialista. Vai a doctorino.pt e agenda uma consulta de ginecologia.

 

Vestires roupas leves e confortáveis

Além deste género de roupa ser mais agradável para vestir num dia quente de verão, as roupas justas, como calças de ganga ou meias-calças, contribuem para o aparecimento de infeções vaginais. Por isso, esta é uma boa estação para usares vestidos ou saias de algodão.

 

Não te lavares em demasia

Apesar de estarmos a falar em higiene, lavar em demasia os genitais pode enfraquecer o pH. A sugestão é para que se higienize a região duas vezes por dia, recorrendo a um sabonete íntimo neutro.

 

Tratares bem das cuecas

Além de privilegiares cuecas de algodão ou de microfibra, deves ainda lavá-las com um detergente neutro, de modo a evitares alergias.

 

Trocares o penso higiénico regularmente

Se estiveres menstruada, deves trocar o penso higiénico ou o tampão com mais frequência. No verão, o fluxo menstrual pode ser superior e mais forte, logo não deves permanecer muito tempo com o mesmo penso. Uma boa alternativa, é usares o copo menstrual.

 

Lavares a vagina, depois de ires à praia ou à piscina

Durante as férias de verão, expômo-nos a elementos que podem ser agressivos para a nossa zona íntima, como é o caso da areia da praia ou do cloro da água da piscina. Por isso, depois de te divertires muito nestes sítios, deves lavar os genitais com um sabonete líquido, com pH ligeiramente ácido, para manteres o equilíbrio da flora vaginal.

 

Usares um pensinho diário

Ao contrário dos pensos higiénicos super absorventes, os pensos diários deixam a vagina “respirar” e podem ajudar a neutralizar os odores e a reter alguns corrimentos.

Eles adaptam-se a vários tipos de cuecas e proporcionam uma agradável sensação de frescura. Convém, naturalmente, trocares de penso com uma certa frequência.

 

Não exagerares na depilação

Os especialistas não recomendam a remoção total dos pêlos, na zona dos genitais, pois os pêlos funcionam como uma defesa natural do organismo contra as infeções. Assim, deves manter alguns pêlos, principalmente na região próxima da vagina e do ânus.

 

Teres cautela ao usares toalhitas íntimas

Embora muito práticas e úteis, as toalhitas íntimas podem remover a camada de proteção da pele da vulva e os seus componentes químicos ainda podem provocar alergias.

 

Se tens mais dúvidas sobre como preservares a tua saúde íntima no verão, não hesites e marca uma consulta de ginecologia através da doctorino.pt.

 
saúde íntima feminina
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...