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9 alimentos imprescindíveis para os meses de Outono

Chegámos ao outono! A estação que traz as primeiras chuvas, a queda das folhas, as temperaturas mais baixas, mas também uma série de alimentos e produtos da época, super saborosos e saudáveis.

Comer os ingredientes típicos da estação é um hábito altamente recomendável que, além de permitir economizar, ainda garante uma alimentação nutricionalmente mais rica e benéfica para o nosso corpo e organismo. Portanto, fica a saber o que não pode faltar na tua cozinha, durante o outono.

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9 alimentos imprescindíveis para os meses de outono
 

Uvas

Se o outono coincide com a época das vindimas, não é de estranhar que nesta estação as uvas estejam particularmente doces e apetitosas. 

Sejam brancas ou roxas, as uvas têm a grande vantagem de serem muito fáceis e práticas de transportar, pelo que representam um excelente snack ou lanche para levares para o trabalho ou para a escola. 

Os mais arrojados podem sempre, por exemplo, juntar algumas uvas a uma salada fresca de alface.

 

Abóbora

Sendo um ícone do dia das bruxas que se comemora em outubro, a abóbora é um alimento muito saudável e com muito potencial na cozinha. 

Ele tanto pode estar na origem de um super aveludado creme de abóbora, como pode servir de base a um delicioso doce de abóbora. Tudo propostas que combinam bem com o outono e se revelam muito saudáveis.

 

Espinafres

Os espinafres são uma importante fonte de nutrientes, entre os quais ferro. Portanto, é muito bom incluíres este ingrediente na tua dieta, seja integrando-o na sopa, seja salteando-o e usando-o como acompanhamento. 

Fácil de cozinhar, basta um fio de azeite e um alho picado para conseguires um petisco bastante saboroso e equilibrado.

 

Couve

Com a chegada do frio, é normal abandonarmos um pouco as saladas frescas e apostarmos em legumes cozidos. Couves como o repolho são uma excelente opção que tanto serve de acompanhamento, como de ingrediente principal para uma sopa outonal.

 

Castanhas

É impossível falar de outono sem falar em castanhas. Sejam assadas, cozidas ou cruas; sejam consumidas isoladamente ou integradas num assado, num doce ou num puré.

Elas são um ótimo substituto da batata e têm propriedades muito benéficas para o nosso corpo. Experimenta temperá-las com canela, anis ou erva-doce e surpreende-te com o seu sabor.

 

Tangerinas

Com a descida das temperaturas é costume aparecerem as primeiras constipações e nada melhor do que vitamina C em forma de tangerina para combater, de forma doce e deliciosa, os resfriados do outono.

Nesta estação, este é um fruto que definitivamente não pode faltar na fruteira aí de cada, nem na marmita que levas para o trabalho.

 

Romãs

Outro fruto típico desta estação que, apesar de não ser fácil de descascar, vale a pena todo o esforço investido nessa tarefa. 

Além dos seus doces bagos rosados poderem ser consumidos assim mesmo, estas bolinhas também ficam deliciosas numa salada ou num copo de iogurte, por exemplo. 

 

Marmelo

Todos esperamos por esta altura do ano para fazer ou receber uma doce tigela de marmelada.

Devendo ser consumida com moderação, esta é uma proposta muito agradável para um pequeno-almoço ou lanche cheio de energia, que vai ajudar a encarar muito melhor o dia de trabalho ou de escola.

 

Dióspiro

Conhecido como o “fruto de Deus”, esta é uma verdadeira tentação para os seus apreciadores. Porém, se não for ingerido em excesso, ele pode trazer muitos benefícios ao nosso organismo, além de nos deliciar com a sua textura tão cremosa.

 

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