Truques para um réveilllon com menos calorias, mas muito sabor!

8 dicas para um réveillon mais saudável

Chegados a esta altura do ano, já todos esperamos exagerar um pouco em tudo! São as horas de convívio; as iguarias sobre a mesa e o tempo sentado ao redor dela; e a bebida, sempre em quantidade excessiva. Por essa razão, há que preparar o réveillon e refletir sobre os nossos comportamentos, antes das suas consequências atingirem negativamente a nossa saúde.

Sim, é possível tornar o réveillon mais saudável e equilibrado, bastando para isso alterar alguns hábitos e adotar certas medidas. Substitua as manteigas por azeite; reduza no açúcar; prefira as versões magras dos produtos; modere nas bebidas alcoólicas; e verá como com pequenas mudanças, irá conseguir tornar o seu réveillon mais light, mas igualmente cheio de sabor.

8 dicas para um réveillon mais saudável

1

Não prolongue os abusos de réveillon

É comum assumir o réveillon como um momento de excessos alimentares e alcoólicos e aceitar isso como um facto impossível de contornar. Porém, o problema é quando esse abuso põe em risco o nosso bem-estar e a saúde.

Portanto, o apelo é para que, mesmo com exageros, se organize e procure moderar nos excessos e equilibrar tudo com exercício físico extra. Também é importante que quem prepara o jantar de réveillon (no caso de o fazer em casa), procure moderar as quantidades, de modo a evitar as sobras.

2

Não vá para o jantar de réveillon com fome

Chegar ao réveillon de estômago vazio vai resultar num exagero alimentar, ainda maior do que já é habitual nesta festa. Além de ingerir calorias a mais, pode mesmo ficar afrontado e indisposto, o que naturalmente não se deseja, muito menos numa noite como essa. Assim, sugerimos que coma algo antes do jantar, como um prato de sopa, um iogurte  ou uma peça de fruta.

Esta dica também é válida se for você a preparar o jantar. Se vai estar a cozinhar, é importante comer algo saudável antes, caso contrário passará o tempo a provar e a comer, mesmo antes de se sentar à mesa para jantar.

3

Não exagere nos refrigerantes e nas bebidas alcoólicas

Claro que não vamos dizer que tem de acompanhar o seu jantar de réveillon só com água, mas nada como ter alguma contenção, até porque tanto os refrigerantes, como as bebidas alcoólicas têm açúcares, prejudiciais e que já são ingeridos em excesso nas sobremesas e doçarias de réveillon.

Assim, o conselho é para que acompanhe a refeição com água e com o copo de outra bebida a seu gosto. Deste modo, conseguirá controlar o que consome, enquanto se vai mantendo realmente hidratado com a água.

4

Privilegie os frutos gordos e oleaginosos

Os snacks são outra grande tentação e, entre eles, os frutos cristalizados têm lugar de destaque. O problema é que estes frutos são mergulhados numa calda de açúcar, que os torna extremamente calóricos. Assim, tente substituí-los por nozes, avelãs e amêndoas que são frutos ricos em gorduras insaturadas e boas para o cérebro e o coração.

5

Selecione, apenas, as suas sobremesas favoritas

Para muitos, a grande tentação do réveillon (além do álcool) reside mesmo nos bolos e doces típicos. Muito ricos em açúcar e gorduras, a quantidade de sobremesas é imensa e uma ameaça a qualquer organismo. Por isso, é importante não cair na armadilha de comer um bocadinho de tudo e privilegiar os seus petiscos preferidos, não esquecendo de os acompanhar com fruta, principalmente a menos açucarada e com mais água. Ela ajuda na digestão, enquanto sacia.

6

Modere o azeite

O azeite é uma gordura saudável, mas o seu consumo deve ser moderado, caso contrário pode trazer muitas calorias para uma refeição. No momento de temperar o jantar com o azeite, lembre se que muitas das sobremesas que vai comer foram fritas em azeite ou mesmo óleo, por isso já vai ingerir muita gordura extra. Assim, regue o prato com um simples fio de azeite.

7

Coma muitas hortícolas e vegetais

Independentemente daquilo que jantar no seu réveillon, tente acompanhar o prato com legumes, seja numa salada, sejam cozidos. Assim, pode reduzir nos hidratos de carbono e permanecer saciado durante mais tempo.

8

Mastigue e coma devagar

Uma boa sugestão para o réveillon e para todo o ano é que coma devagar e mastigue bem todos os alimentos. Tal, vai não só ajudar a saborear melhor a refeição, como evitará indisposições e ajudará a contribuir para que se sinta mais saciado.

Caso melhorar os hábitos alimentares seja a sua resolução de ano novo, então vá a doctorino.pt e marque consulta para o nutricionista mais próximo de si!

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