protetor solar
8 dicas para escolheres o Protetor Solar certo para ti

Para viveres o verão em segurança e protegido, é essencial aplicares na tua pele um protetor solar adequado. Para isso, deves ter em conta vários fatores como o teu tom de pele, a exposição solar a que te vais sujeitar, assim como eventuais problemas dermatológicos que tenhas e que obriguem a cuidados mais específicos.

Indispensável é mesmo não te esqueceres do protetor solar e reaplicá-lo na pele de duas em duas horas ou sempre que tomas banho no mar ou na piscina. Toma nota das nossas dicas e fica a saber mais sobre os protetores solares.

protetor solar
8 dicas para escolheres o Protetor Solar certo para ti

Hidratar e proteger

Costuma dizer-se que se deve seguir a ordem: limpar, tratar, hidratar e proteger, quando nos referimos aos cuidados com a pele.

Um protetor solar não dispensa o uso de um hidratante. Porém, o protetor deve ser o último produto a aplicar, especialmente se for em creme ou loção. Depois de sentires que a pele já absorveu o hidratante, aplica o protetor.

 

Hidratante com fator de proteção 

Já existem à venda cremes hidratantes com fator de proteção contra os raios solares, mas eles não são exatamente o mesmo que um protetor solar convencional. Principalmente se fores para a praia ou para a piscina, deves mesmo investir num protetor solar, pois é mais resistente ao calor.

 

Prazo

Se, antes de comprares um protetor solar novo, vais conferir se tens sobras de protetor aí por casa, tem atenção, pois os protetores fora do prazo não oferecem a mesma segurança, podendo mesmo não proteger a pele dos raios solares. Além disso, eles podem prejudicar a pele, criando alergias ou provocando outras reações.

 

Antioleosidade

Já são vários os protetores solares enriquecidos com substâncias antioleosidade que ajudam, precisamente, a controlar a oleosidade da pele. 

Se tens uma pele com tendência para a oleosidade, deves privilegiar estes protetores ou consultares um dermatologista e ficares a conhecer todas as opções de protreção mais indicadas para a tua pele. Vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta.

 

Reaplicar o protetor solar

Passadas duas horas sobre a sua aplicação, o protetor solar vai perdendo eficácia. Por isso, ele deve ser reaplicado ao longo dia, sobretudo enquanto estiveres exposto ao sol ou sempre que tomares banho no mar ou na piscina.

 

Fator de proteção mínimo 

O fator de proteção mínimo recomendado é de FPS 30. Porém, quem tem pele mais clara e sensível pode usar um protetor com um FPS 50. 

Importante é também ter em conta a quantidade de protetor aplicada e não ser demasiado poupado nesta matéria. Por exemplo, um indivíduo que pese aproximadamente 70kg deve aplicar cerca de 30 ml de protetor para proteger, devidamente, a pele do seu corpo.

 

Uso diário

Mesmo fora dos meses de verão ou nos dias nublados e de chuva, é essencial usar protetor solar, aplicando-o nas zonas do corpo que estão expostas. Ainda assim, quando o sol não é tão intenso, podes sempre optar por um protetor com FPS mais baixo.

 

Raios UVA e UVB

No momento de escolheres um protetor solar, deves preferir um que proteja contra os raios UVB – responsáveis pelas queimaduras solares – e, também, contra os raios UVA – causadores do envelhecimento da pele.

Se ainda tens dúvidas sobre o protetor solar mais adequada para a tua pele ou para a pele dos teus filhos, informa-te junto de um profissional habilitado, marcando uma consulta com um dermatologista, através da doctorino.pt

 
Protetor Solar
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...