lanches nutritivos e práticos

7 lanches nutritivos e práticos para levar para a escola

Todos sabemos que a obesidade, nomeadamente a obesidade infantil, é uma doença real e crescente, principalmente nos países desenvolvidos. O sedentarismo e a má alimentação estão na base deste problema de saúde pública, que pode estar na origem de muitas outras patologias.

Aprender, desde cedo, a comer bem, de forma equilibrada e saudável, é essencial para controlar o peso e manter o corpo bem nutrido e com energia suficiente para as tarefas do dia a dia, mesmo quando falamos de crianças. 

Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho?

lanches nutritivos e práticos
7 lanches nutritivos e práticos para levar para a escola

Fruta

Diariamente, devemos comer, pelo menos, duas a três peças de fruta. Logo, é importante colocares fruta saborosa e prática de comer na mochila do teu filho. 

Maçãs, pêras, bananas e uvas são apenas alguns exemplos de peças de fruta deliciosas e que fornecem nutrientes importantes para as crianças. 

A fruta natural revela-se muito mais saudável do que um sumo de fruta de pacote, repleto de corantes e conservantes.

 

Legumes

Os vegetais também podem ser incluídos quer nos lanches da manhã, quer nos lanches da tarde. Experimenta preparar snacks saudáveis como palitos de cenoura, de courgete ou de pepino e mostra ao teu filho como comer legumes pode ser divertido e saboroso. 

Estes palitos são um bom substituto das batatas-fritas e de outros produtos afins.

 

Frutos secos

Este é outro snack muito prático e simples para a criança transportar e comer. Um punhado de nozes, avelãs ou amêndoas é muito saciante e uma excelente fonte de energia. 

Uma boa alternativa aos cereais de chocolate, por exemplo, repletos de açúcar.

 

Laticínios

Um pacote de leite (simples), uma embalagem de iogurte (natural, sólido ou líquido) ou um queijinho (com pouco sal e gordura) são fontes de cálcio e uma maneira de o teu filho ingerir a percentagem de laticínios de que necessita, ao longo do dia. 

Opções práticas que as crianças adoram e que substituem os produtos processados e ricos em gordura e açúcar.

 

Cereais

Uma sande é sempre uma boa escolha, desde que optes por pão de mistura, mais rico em cereais. Para variar, podes também colocar na lancheira do miúdo tostas integrais ou cereais, desde que eles não sejam ricos em açúcar.

 

Sandes

Já falámos do pão. Mas e o recheio? Deves evitar recheios com muita gordura, sal ou açúcar. Para isso, podes até preparar pastas caseiras saudáveis, feitas à base de abacate, por exemplo.

 

Água

Em qualquer altura do dia, a água é essencial. Podendo esporadicamente colocares uma água aromatizada, deves habituar o teu filho a beber regularmenteágua simples , de modo a garantires a adequada hidratação do miúdo.

 

Para obteres ainda mais informações e dicas úteis sobre as refeições mais apropriadas para o teu filho, vai a doctorino.pt, agenda uma consulta com um nutricionista e fica a saber mais sobre os lanches mais adequados para uma criança levar para a escola.

 
7 lanches nutritivos e práticos para a escola
 

 

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