O que é auto-estima?

Podemos começar por analisar cada conceito individualmente. Auto significa eu, o próprio. Estima significa apreço, valorização. Logo, ao juntarmos estes dois conceitos num só, a auto-estima é a valorização que cada ser humano tem sobre si próprio. É a percepção de nós mesmos a partir do nosso modo de agir e de pensar.

Esta noção do nosso próprio valor é formada desde muito cedo, ainda na nossa infância e vai sendo alterada ao longo da vida através das nossas experiências e vivências. Se eu tenho uma boa auto-estima, uma boa valorização de mim próprio, eu sinto-me confiante, capaz e positivo. Se pelo contrário eu tenho uma baixa auto-estima, uma baixa valorização de mim próprio, eu sinto-me inseguro, incapaz, inadequado, pessimista, negativo…

Como melhorar a auto-estima?

Existem várias estratégias para aumentarmos a valorização que temos de nós próprios. Vejamos algumas:

1. Elimine a culpa e a crítica

Um dos principais motivos para uma baixa auto-estima é o sentimento constante de culpa. A baixa auto-estima critica e ataca ao mínimo erro, em vez de lidar de forma natural com os inevitáveis erros que cometemos na vida e com a possibilidade de não fazermos boas escolhas. Lembre-se que fez ou escolheu com base na informação e conhecimento que tinha no momento.

2. Não se compare com os outros

A comparação com os outros é algo comum, e não tem necessariamente de ser algo mau. No entanto, se usamos a comparação num só sentido, o de desvalorizar-nos, infligir apreciações injustas, servindo apenas para nos diminuir, então a comparação não nos traz nada de benéfico.

3. Não generalize suas experiências 

Quantas vezes não deu por si a dizer “eu faço sempre isto” ou “eu nunca consigo aquilo”. Não é porque você cometeu um erro no passado que agora irá cometê-lo novamente. Não generalize as situações com estas expressões de tudo ou nada, de sempre ou nunca.

4. Estabeleça expectativas realistas

Traçar expetativas irrealistas ou que não dependam de si podem diminuir a sua auto-estima, pois se os seus objetivos não se concretizarem sentirá uma apreciação negativa de si mesmo. É importante redefinir as expectativas, e traçar outras mais adequadas, realistas e que sobretudo dependam de si, para ajudar a interromper o ciclo de pensamento negativo sobre si mesmo.

Estabeleça objetivos com os quais possa verificar o seu progresso e determine critérios concretos para medir o crescimento da realização de cada meta que definiu, pois isso proporciona mais segurança e uma melhor auto-estima.

5. Seja mais construtivo e pense positivo

É importante compreendermos as crenças limitantes e negativas que fomos aprendendo com o tempo, para que as possamos substituir por outras mais realistas, positivas e construtivas. Assim poderemos interpretar a mesma experiência de uma maneira diferente e que nos permita aprender e avançar em vez de castrar e bloquear.

6. Invista tempo no que lhe dá prazer, estimule as suas “hormonas da felicidade”

Estar com quem se sente bem ou realizar uma atividade que goste é muito importante, pois vai estimular quatro substâncias químicas naturais nos nossos corpos, geralmente definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Encontre tempo para o seu “eu social”, pois o sentimento de “pertencer” é um dos pilares da autoestima que faz com que nos sintamos bem e satisfeitos pelo simples fato de estarmos cercados de pessoas que gostamos.

7. Consulte um psicólogo clínico

Consultar com um profissional da área de psicologia clínica é uma das soluções mais acertadas para resgatar a autoestima, porque juntamente a uma baixa auto-estima podemos encontrar depressão, ansiedade, incapacidade de relacionamento, incapacidade de tomar decisões e muitas outras situações que causem sofrimento nas nossas vidas.

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