recém-nascidos no verão

7 Cuidados a ter com os Recém-nascidos no Verão

O tempo quente obriga a cuidados redobrados, principalmente com os recém-nascidos que têm uma pele e uns olhos mais sensíveis. Por isso, mantê-los hidratados e frescos, vestindo-lhes roupas mais leves e levando-os a sítios com sombra, são algumas das precauções que deves tomar, de modo a garantires que o teu bebé está bem e confortável, durante os meses de verão.

saúde íntima feminina
7 cuidados a ter com os recém-nascidos no verão

Oferecer muitos líquidos ao bebé

Durante o verão, é importante reforçar a hidratação dos mais novos, oferecendo água ou leite materno aos bebés mais pequenos. Estas são as principais formas de evitar a desidratação nos recém-nascidos.

 

Colocar roupas leves e acessórios de proteção solar

Não agasalhes o bebé em demasia. Veste-o com roupas mais frescas ou, nos dias muito quentes, deixa-o só com a fralda colocada.

Além disso, não deves dispensar outros acessórios de proteção como o chapéu e, mesmo, os óculos de sol. Antes dos 12 meses, deves mesmo evitar a exposição solar do bebé.

 

Não expôr o bebé ao sol

Procura passear com o bebé em zonas com sombra e evita ao máximo a exposição solar entre as 10h e as 17h, devido à intensidade dos raios ultravioletas. Essa exposição pode resultar em desidratação ou em queimaduras solares graves. Aproveita a vitamina D oferecida pelo sol nas horas em que os raios UV são mais fracos.

 

Evitar o ar-condicionado

O ar-condicionado seca bastante as vias respiratórias do recém-nascido, podendo causar infeções na garganta, gripes e constipações. Recorre antes a um desumidificador de ar e evita os choques térmicos. Os bebés são mais sensíveis às mudanças de temperatura e têm uma imunidade mais baixa. Portanto, evita levar o recém-nascido de um sítio frio para um sítio quente ou vice-versa.

 

Usar hidratantes e óleos específicos

No verão, é normal os bebés transpirarem mais e, com isso, podem surgir algumas borbulhas ou manchas na pele. Nesse caso, deves hidratar a pele do recém-nascido com mais frequência, além de o manteres o mais fresco possível.

 

Proteger das picadas de inseto

Nos meses quentes, é mais comum haver insetos. Por isso, é importante arranjares estratégias para evitares que o teu bebé seja picado. Repelentes ou redes podem ser uma solução para manteres o teu bebé protegido.

 

Controlar as fezes e a urina

No verão, é normal as fezes do bebé poderem apresentar uma consistência mais mole e o recém-nascido urinar menos, visto que também transpira mais. Porém, é importante estares atento, caso sintas que o bebé está com diarreia ou demasiado tempo sem urinar.

 

Para saberes exatamente como manter o teu bebé fresco e confortável nos meses quentes, vá a doctorino.pt e marque já uma consulta de pediatria.

 
recém-nascidos no verão
 

 

Artigos Recentes
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...
mochila adequada para criança
Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Na escolha de uma mochila adequada para criança importa estares sensível a alguns pormenores e...