7 cuidados a ter com as crianças para um verão sem sustos!
7 cuidados a ter com as crianças para um verão sem sustos!

O verão é, por excelência, a estação das férias, em que saímos mais, passamos mais tempo ao ar livre e aproveitamos para usufruir do calor ao máximo. Ir à praia, à piscina ou ao parque é sempre garantia de momentos bem passados, com animação e diversão.

Porém, quem tem crianças sabe que esses mesmos momentos podem ser pontuados por alguns imprevistos ou acidentes que convém por tudo evitar. Para te ajudar, destacamos o principais cuidados a ter com as crianças para um verão sem sustos!

Grávida - Verão - Doctorino

7 cuidados a ter com as crianças para um verão sem sustos!

 

Dosear a exposição solar

Já todos sabemos que devemos evitar a exposição solar entre as 11 e as 17h, principalmente se estivermos com crianças. A pele dos mais novos é muito sensível e, por isso, mais suscetível à radiação ultravioleta-B.

Mesmo com protetor solar, é arriscado expores neste horário as crianças ao sol, podendo com isso desencadear, por exemplo, queimaduras solares intensas.

 

Aplicar bastante protetor solar

Investir num bom protetor solar, próprio para crianças, com fator de proteção 50+ e aplicá-lo nos miúdos antes de saíres de casa, reaplicando de duas em duas horas ou após ir ao banho, é essencial para garantires a correta proteção da pele da criança.

Não te esqueças também do chapéu e dos óculos de sol. Mesmo nos dias de menos calor, o sol está presente e as crianças devem estar protegidas, de maneira a prevenir problemas de pele no presente e no futuro.

 

Oferecer muita água

Por entre brincadeiras, mergulhos e castelos na areia, é normal a própria criança se esquecer de pedir ou de tomar a iniciativa de beber água. Porém, no verão, devido ao calor e à transpiração, a hidratação é mais do que nunca fundamental.

Portanto, deves ter sempre contigo água e oferecê-la frequentemente à criança, mesmo que ela não tenha pedido. Apresentar lábios, língua e pele secos e urinar pouco podem ser sinais de desidratação. Por isso, mantém-te atento!

 

Promover uma alimentação leve e saudável

Nesta época, é importante privilegiar pratos mais light, de digestão fácil e com alimentos menos propícios a provocarem intoxicações alimentares ou outros distúrbios gastro-intestinais. 

Prefere legumes, grelhados e frutas da época, ricas em água e vitaminas, como a melancia ou o melão, por exemplo. As crianças adoram e sentir-se-ão melhor.

 

Prevenir as picadas de inseto

As picadas de inseto são comuns no verão, mas nas crianças podem causar reações alérgicas mais exuberantes e incómodas. Por isso, deves recorrer a repelentes elétricos ou a repelentes próprios para aplicar na pele dos miúdos e, assim, evitar este problema.

 

Evitar as infeções fúngicas

No verão, a ida mais frequente a piscinas e a balneários e o facto de se passar mais tempo com a roupa molhada no corpo facilita o surgimento de infeções fúngicas como as micoses, por exemplo, mesmo nos mais novos.

Para evitares estes problemas, deves certificar-te que a criança usa chinelos nos locais mais propícios a essas contaminações e troca de fato de banho com frequência, para que não esteja muito tempo com roupa húmida. 

 

Vestir roupas mais leves

Com o tempo quente, é importante que as crianças andem com roupa fresca, de preferência de algodão ou linho, pois evita a transpiração. As crianças têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal, por isso deves vesti-las de forma adequada à estação.

Antes de ires de férias, é ainda muito importante que faças uma consulta de rotina com um pediatra. Ele pode aconselhar-te quanto aos melhores protetores solares a aplicar na criança e ainda orientar-te em relação aos medicamentos e ao kit SOS que deves levar contigo para ires prevenido para umas férias com miúdos.

A experiência de um pediatra é ainda muito útil para te alertar para os acidentes mais comuns no verão, de modo a que estejas mais atento a elementos que podem constituir um perigo para as crianças, como é o caso da piscina, das janelas ou das varandas, por exemplo.

Começa já a preparar as tuas férias em família, marcando uma consulta de pediatria em doctorino.pt

 
7 cuidados a ter com as crianças para um verão sem sustos!
 

 

Artigos Recentes
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...
mochila adequada para criança
Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Na escolha de uma mochila adequada para criança importa estares sensível a alguns pormenores e...