6 formas simples de conseguires Dentes mais Brancos

Hoje em dia, ter dentes mais brancos não depende apenas da genética. No consultório dos dentistas, é possível encontrar uma panóplia de tratamentos capazes de tornarem os teus dentes mais bonitos e resplandecentes.

Porém, isso não significa que não haja truques diários que podes adotar para conservar ou conseguir dentes com uma tonalidade mais clara e atraente. Queres descobrir o que fazer para teres dentes mais brancos? Nós explicamos-te!

protetor solar
6 formas simples de conseguires Dentes mais Brancos

Enxaguar a boca

Não substituindo a recomendável escovagem dos dentes, bochechar a boca com água após as refeições pode ser uma alternativa, quando não tens escova, nem pasta dos dentes por perto.

Isto porque, assim, garantes que eliminaste uma parte importante dos resquícios dos alimentos que consumiste, evitando deste modo a formação da placa bacteriana que também pode contribuir para o amarelecimento dos dentes.

 

Usar fio dentário

É fundamental complementar o uso da escova dos dentes com a utilização do fio dentário. A ordem deve ser: fio dentário, escova e elixir oral. Esta é a equação perfeita para garantires a remoção da placa bacteriana e dos restos alimentares da tua dentição. 

Desta forma, consegues evitar a destruição dentária, as doenças gengivais e, assim, teres um sorriso mais branco e saudável.

 

Escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia

A frequência com que se deve lavar os dentes depende muito do estado da nossa saúde oral. Ainda assim, é essencial lavar os dentes depois do pequeno-almoço e antes de ir dormir. 

Após as restantes refeições, deves sempre que possível higienizar os teus dentes, se não for com uma escova, recorrendo ao fio dentário ou ao elixir oral.

 

Comer fruta, vegetais e queijo

Não é mito! Há mesmo alimentos que, devido às suas propriedades, são capazes de auxiliar na prevenção da placa bacteriana. Por isso, é aconselhável fazer uma alimentação alcalina e rica em minerais, de modo a diminuir os níveis de ácido lático, causador de cáries. 

Os queijos duros removem partículas que ficam alojadas nos dentes, enquanto as maçãs, cenouras, morangos, bróculos e aipo os limpam, protegem o seu esmalte e aumentam a produção de saliva, o que contribui para dentes mais brancos. 

 

Evitar café e vinho

Por outro lado, há alimentos que também podem escurecer ou manchar os dentes. Produtos com pigmentação forte como café, vinho tinto, chá preto, bebidas energéticas ou refrigerantes podem interferir na coloração da dentição. 

Outros alimentos como molho de soja, açaí e frutos vermelhos também podem amarelecer ligeiramente os dentes. Isto significa que, após o consumo destes produtos, é ainda mais importante fazer uma correta e profunda higienização oral.

 

Trocar a escova dos dentes de três em três meses

Assim que a escova dos dentes se começar a apresentar desgastada, é sinal de que deves trocá-la. Só assim te podes certificar de que a tua escova ainda é eficaz na remoção da placa bacteriana.

 

As dicas que deixámos podem, de facto, ajudar-te a teres ou a manteres os teus dentes mais brancos, mas naturalmente que não constituem um tratamento de branqueamento profissional. Por isso, é fundamental que consultes um médico dentista e percebas todas as soluções disponíveis para conseguires ter o sorriso com que sempre sonhaste.

Não adies mais este desejo! Vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta de dentária.

 
6 formas simples de conseguires dentes mais brancos
 

 

Artigos Recentes
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...
mochila adequada para criança
Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Na escolha de uma mochila adequada para criança importa estares sensível a alguns pormenores e...