Verão menopausa - Doctorino
5  dicas para aproveitares o verão, mesmo com menopausa

O verão e o inerente aumento da temperatura podem ser um desafio para as mulheres que se encontram na fase da menopausa. Esta fase pode trazer falta de energia, cansaço, insónias, mudanças de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de memória e diminuição do desejo sexual.

As alterações no organismo feminino podem ainda provocar afrontamentos em algumas mulheres, os quais se tornam mais desconfortáveis e incómodos, quando se está em ambientes quentes. 

Se estás a passar por este período da tua vida, não desesperes, nem te sintas refém das mudanças hormonais. É possível aproveitares o calor e as férias ao máximo, bastando seguir algumas dicas essenciais.

Facetas Dentárias - Dentista - Doctorino

5 dicas para aproveitares o verão, mesmo com menopausa
Baixa a temperatura

Se estás na menopausa, deves recorrer aos vários meios disponíveis para climatizar o ambiente em que te encontras. Ar condicionado, circulação de ar, ventoinhas ou leque, tudo é aceitável para tornar o espaço onde estás mais fresco. Deves também privilegiar zonas com sombra a locais em que fiques totalmente exposto ao sol.

Bebe água

Particularmente no verão, a hidratação é fundamental para qualquer pessoa. Mas se estás na menopausa, beber 1,5 a 2 litros de água por dia pode ajudar-te e muito. 

Caso não sejas muito fã de água, podes sempre complementar a hidratação com chás (quentes ou frios), infusões, sumos naturais de fruta e sopas.

Veste roupa fresca

É muito importante usar vestuário adequado à estação, o que neste caso significa roupa arejada e que não seja muito justa ou crie pressão sobre o corpo. Os vestidos largos e as túnicas ficam sempre bem nos outfits de verão e oferecem muito conforto, além de ajudarem a disfarçar eventuais inchaços causados pela retenção de líquidos.

Evita comidas pesadas

No verão, deve procurar fazer-se uma alimentação mais leve e fresca que facilite a digestão e também ajude a descer a temperatura corporal. Por isso, deves deixar de parte os pratos quentes e picantes, assim como as bebidas alcoólicas, e apostar em sopas, saladas, sandes e fruta.

Faz terapêutica hormonal

Embora nem todas as mulheres o façam, é possível atenuar alguns sintomas da menopausa recorrendo à terapêutica hormonal. Tudo depende do caso em questão e, claro, do aconselhamento médico. Por isso, é particularmente importante nesta altura do ano, antes de ires de férias, consultares um ginecologista que te ajude a decidir como proceder quanto a este tópico. 

Se já estás a fazer terapêutica hormonal, ela pode precisar de algum ajuste nesta época do ano. Se não estás a fazer qualquer terapêutica, então esta é uma excelente altura para consultares um médico e perceberes o que podes fazer para aproveitares o verão e as férias ao máximo, sem afrontamentos, nem calores excessivos!

Para te acompanhar nesta fase da tua vida, a doctorino.pt coloca à tua disposição uma rede de ginecologistas, com quem podes agendar de forma simples e rápida uma consulta e, assim, tirares todas as tuas dúvidas sobre a menopausa e o verão. 

Não te conformes com os sintomas desagradáveis da menopausa, nem desistas de viver as férias intensamente como sempre fizeste. Procura ajuda médica e tem uns ótimos dias de descanso e diversão!

 
Verão Menopausa
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...