envelhecimento
4 dicas para evitares o envelhecimento da pele causado pelo sol

O sol e os seus raios são uma fonte de vitamina D, essencial à saúde e bem-estar dos seres humanos. Porém, uma exposição excessiva aos raios ultravioleta pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, sobretudo das mais claras.

Convém lembrar que este efeito dos raios solares é progressivo, ou seja, a exposição solar vai gradualmente alterando a pele, aparecendo normalmente os primeiros sinais de envelhecimento cutâneo por volta dos 50 anos de idade. Expores-te ao sol sem proteção, pode levar ao aparecimento, a longo prazo, de pintas, sardas, manchas, rugas e, em casos mais graves, tumores benignos ou malignos. Fica a saber como prevenir estes problemas.

protetor solar
4 dicas para evitares o envelhecimento da pele causado pelo sol

Para prevenires o envelhecimento precoce da pele, causado pelo sol, é importante adotares algumas medidas, não só no verão, como em todo o ano; e não só quando estás na praia, mas também quando estás na rua, na esplanada ou no jardim.

 

Usa acessórios de proteção

Há vários itens que servem de barreira física contra os raios solares. É o caso dos chapéus, bonés, guarda-sol e óculos que evitam que o sol penetre de forma mais profunda e intensa em zonas mais sensíveis do teu corpo. 

Portanto, não deves prescindir deles, sobretudo em situações em que sabes que vais permanecer mais tempo exposto aos raios solares.

 

Alimenta-te adequadamente

É verdade, a alimentação também pode ser uma aliada na hora de te protegeres do sol. Privilegia uma dieta à base de fruta, legumes, água, sumos e pouca gordura. Alimentos como papaia, melão e tomate são uma fonte importante de carotenóides, os quais ajudam a proteger a pele dos raios solares.

Entretanto, vai a doctorino.pt e marca uma consulta com um nutricionista para ficares a saber mais sobre como deve ser a tua dieta de verão!

 

Aplica protetor solar

Aplicar protetor solar é essencial, mas há que escolher um protetor adequado e colocá-lo corretamente. É recomendável utilizar sempre um protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou superior e reaplicá-lo de duas em duas horas ou sempre que vais ao banho. O protetor deve, ainda, absorver bem os raios UVA e UVB. 

Existem dois tipos principais de protetores solares:

  • os físicos ou inorgânicos que atingem a camada mais superficial da pele e que refletem as radiações incidentes;
  • os químicos ou orgânicos, que absorvem os raios solares e previnem os danos provocados pelos raios solares.

 

Modera a exposição solar

Os especialistas aconselham uma exposição solar de 15 a 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana, de modo a obter-se a vitamina D de que se necessita. Porém, deves evitar a exposição ao sol nas horas em que os raios solares estão mais intensos, como acontece entre as 11h e as 17h.

 

O envelhecimento da pele, causado pelo sol, pode ser prevenido, mas também revertido ou tratado. Para isso, é fundamental consultares um especialista. 

Se pretendes que seja feita uma avaliação à tua pele e receberes aconselhamento sobre como combater o envelhecimento da pele, vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta de dermatologia.

 
envelhecimento
 

 

Artigos Recentes
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...
mochila adequada para criança
Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Na escolha de uma mochila adequada para criança importa estares sensível a alguns pormenores e...