regresso às aulas

11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas

As crianças estão a regressar às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a cumprir, devido à pandemia de COVID-19. 

Por isso, além de todos os cuidados com os mais novos que já era recomendável ter nos anos letivos anteriores, este ano em particular é importante sensibilizar os mais novos para as medidas de higiene e segurança que ajudam a prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Toma nota das ideias principais.

regresso às aulas
11 cuidados a ter com as crianças no regresso às aulas

Segurança rodoviária

Com ou sem COVID, é importante recordares o teu filho dos cuidados que ele deve ter ao circular na rua, principalmente se já for a pé para a escola, por exemplo. Respeitar os sinais de trânsito, os semáforos e atravessar só na passadeira são regras que ele deve cumprir sempre

 

Máscara

Crianças com mais de 10 anos têm de colocar máscara nas mesmas situações que os adultos. Logo, ainda antes de chegar à escola, se o teu filho se deslocar de transportes públicos, deve pôr a máscara dentro destes veículos, assim como manter sempre que possível o distanciamento físico.

 

Ajuntamentos

É importante sensibilizares o teu filho para a necessidade dele evitar concentrações e amontoados de pessoas, seja em que zona ou em que contexto for.

 

Álcool gel

Pode ser útil colocares na mochila da escola do teu filho um frasco de álcool gel para que a criança possa desinfetar as mãos sempre que seja necessário e não tenha água e sabão por perto, como à saída do autocarro, por exemplo.

 

Lavagem das mãos

Por outro lado, convém frisar a importância de lavar frequente e corretamente as mãos, como principal maneira de evitar a transmissão do novo coronavírus. Portanto, incentiva o teu filho a fazê-lo, sempre que tenha oportunidade.

 

Contacto físico

Este cuidado pode ser mais ou menos difícil de ter, em função da idade da criança. Porém, vivemos uma conjetura em que evitar o contacto físico e a proximidade é importante, mesmo no recreio e em contexto de brincadeira. 

A recetividade a esta nova circunstância pode não ser fácil. Portanto, cabe-te ser criativo e tentar mostrar ao teu filho formas alternativas de brincar e de interagir com os outros, minimizando sempre o toque.

 

Não tocar na cara

Todos sabemos como é difícil, mas é essencial reduzir ao mínimo o toque na cara (boca, nariz, olhos) ou na máscara. É que esta é também uma forma de minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus.

 

Objetos pessoais

Nesta fase, a partilha de objetos pessoais não é recomendada, quer seja material escolar, quer sejam alimentos, por exemplo. Este é um conselho muito importante que deves transmitir ao teu filho.

 

Limpeza e desinfeção

Para conseguir dar resposta às novas exigências de higienização dos espaços, é possível que algumas escolas contem com a ajuda dos alunos para limpar e desinfetar superfícies, como as cadeiras onde os alunos se sentam ou as mesas onde escrevem. Esta é uma nova rotina para a qual deves preparar o teu filho. 

 

Linha Saúde 24 (808 24 24 24)

Sempre que uma criança ou alguém do seu agregado familiar tiver um sintoma compatível com COVID-19 ou tenha estado com alguém infetado, deve ficar imediatamente isolado em casa, não comparecer na escola e contactar o quanto antes a linha de Saúde 24 (808 242424).

 

Check-up médico

Mais do que nunca, faz sentido fazeres um check-up médico ao teu filho, antes dele voltar às aulas. Além de o levares a uma consulta de rotina no pediatra, pode ser importante visitares um oftalmologista – para ele avaliar a sua visão -; um nutricionista – que te ajude a definir um plano alimentar equilibrado para o miúdo; e um psicólogo – que ajude o teu filho a lidar com esta nova normalidade.

 

Para isso, vai a doctorino.pt e marca, através desta plataforma, todas as consultas de especialidade de que o teu filho necessita para um check-up médico super completo.

 
regresso às aulas
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...