11 alimentos que deves levar na lancheira da praia
11 alimentos que deves levar na lancheira da praia

Se queres aproveitar ao máximo os dias de verão e, para ti, nunca é demais ir à praia, fica a saber que há alimentos que deves preferir, no momento de preparar a lancheira. Claro que a quantidade de alimentos a transportares vai depender do tempo que pretendes passar no areal. 

Porém, há alimentos que devem estar sempre na mochila ou na geladeira da praia, independentemente do tempo que vais estar no areal, como é o caso da água, por exemplo. Acondiciona bem os alimentos, para evitares que eles se estraguem, e boas férias!

11 alimentos que deves levar na lancheira da praia
11 alimentos que deves levar na lancheira da praia

Água

Especialmente na praia e no verão, hidratação é a palavra de ordem. A transpiração mais frequente provoca uma perda de água mais substancial que tem de ser combatida de um maneira muito simples: bebendo água.

Assim, deves colocar sempre água na lancheira e, se quiseres, aromatizá-la com fruta ou com infusões. O importante é que seja água e não tenha açúcares adicionados, nem outros aditivos prejudiciais.

 

Fruta

Logo a seguir à água vêm as frutas, por serem uma fonte rica em fibras, vitaminas e minerais, além de também contribuírem para a hidratação do nosso corpo. 

O ideal é privilegiares as frutas da época, como melão, meloa, melancia, maçã, morangos, pêssego, abacaxi ou ananás, figos, ameixas e cerejas. Além de deliciosas, são muito práticas de transportar e de comer, sendo ainda muito refrescantes e saciantes.

 

Vegetais

Usa os legumes para fazeres snacks saborosos e saudáveis. Corta em palitos cenoura, aipo, pimento ou pepino e surpreende-te com o seu sabor. É um snack light, saciante e absolutamente delicioso.

 

Wraps ou sandes

As sandes podem ser uma opção equilibrada. Tudo depende do recheio e mesmo do tipo de pão que escolhes. 

Prefere pães mais escuros e ricos em cereais e prepara as tuas sandes com ingredientes saudáveis, frescos e que não se estraguem facilmente, como alface, tomate, pepino, cenoura, quinoa, fiambre, queijo, pimentos, cebola, atum (e não pasta de atum!), delícias do mar (e não pasta de delícias do mar), salmão fumado, frango (e não pasta de frango!).

 

Salada

A salada, se não for regada com molhos calóricos, é outra excelente escolha para levares para a praia. Ela pode ter uma base de verduras, mas ser ainda guarnecida por massa (de preferência integral!), fruta, frutos secos e sementes de linhaça, chia ou sésamo (trituradas). 

À semelhança das sandes, podes juntar-lhe uma proteína como atum ou frango. Para temperar, prefere azeite, vinagre, especiarias ou sumo de limão.

 

Tostas e bolachas de água e sal 

Outra boa maneira de entreter o estômago é levar tostas ou bolachas de água e sal (de preferência integrais e com pouco sal), as quais podes acompanhar com uma peça de fruta ou com um chá fresco (sem açúcares adicionados!). 

 

Gelados de… fruta

Os gelados de fruta são uma excelente alternativa para quem tem crianças e quer oferecer-lhes um gelado mais saudável e menos calórico. Há várias formas de os preparar e o melhor é que os miúdos adoram, pois são uma solução refrescante e saborosa que não deixa de ser saudável.

 

Barritas e bolachas

Podes, ainda, levar na lancheira barras de cereais e bolachas, desde que sejam integrais e tenham pouco açúcar e gordura. Para isso, o ideal é que sejam caseiras, feitas por ti mesmo. Há receitas muito simples e práticas, com a vantagem de serem mais saudáveis. 

 

Pipocas

Já tentaste fazer pipocas caseiras, sem óleo, açúcar ou sal? Experimenta e, depois, leva-as contigo para a praia. São um snack delicioso e saudável.

 

Queijinhos

Aqueles queijinhos pequenos e light são outro snack saboroso e leve que agrada a miúdos e a graúdos, tornando-se muito prático e saciante.

 

Iogurtes

Hoje em dia, há uma grande variedade de iogurtes à venda. Privilegia os naturais e junta-lhes fruta fresca, cereais ou bolachas integrais ou, se preferires, sementes. Um excelente lanche para os adultos e para as crianças.

Para saberes mais sobre como fazeres uma alimentação saudável, fresca e saborosa durante as férias de verão, personalizada e adaptada aos teus gostos, marca já uma consulta de nutrição em doctorino.pt

 
11 alimentos que deves levar na lancheira da praia
 

 

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