Não, não se tratam de ditos ou crenças populares, nem de soluções milagrosas, são os médicos e os nutricionistas que o dizem. Há mesmo alimentos que estimulam o sistema imunitário e são capazes de ajudar o teu corpo a proteger-se ou até a combater aquela gripe que parece não ter fim. 

Ainda estamos “na época da gripe”, por isso falar em formas de a combater faz todo o sentido. Uma dieta equilibrada, com muitas frutas, legumes e verduras, consegue tornar o organismo mais resistente a vírus e bactérias, por isso a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C, B12, B6, D e E, ácido fólico, zinco, ferro, selénio e ácidos gordos polinsaturados n-3 é essencial, sobretudo em períodos em que tens a tua saúde mais vulnerável. Assim, no geral, podemos dizer que os seguintes ingredientes são ricos em nutrientes e não são processados.

Fica a conhecer 10 alimentos que ajudam a evitar ou a curar a gripe

Água

A hidratação do teu organismo é fundamental para todo o teu corpo e, nomeadamente, para o teu sistema imunológico. Sabias que se estiveres desidratado, a tua membrana mucosa seca e deixa de te proteger de infeções? Assim, é clara a importância de beber água ao longo do dia, cerca de 1,5 litros no caso dos adultos.


Alho

Muito falado nos últimos tempos, precisamente pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, o alho é realmente um grande reforço para o sistema imunitário, sobretudo devido a uma enzima: a alicina. Quando usas o alho num refogado ou em qualquer outro preparado culinário, esta enzima vai dar origem a outros componentes, os quais melhoram as defesas e, entre outros efeitos, ajudam a prevenir a gripe.


Amêndoas

Se forem ingeridas com pele, as amêndoas podem ser um alimento muito importante no combate à gripe, pois têm vitamina E e zinco. Como são um potente antioxidante, elas ajudam o teu organismo a combater os vírus causadores da gripe.


Cebola 

Além do alho e do gengibre, a cebola é outro alimento que deves privilegiar nos teus refogados, já que este ingrediente possui quercetina, um potente antioxidante e anti-inflamatório que combate a gripe.


Cogumelos

Quando falamos de cogumelos, referimo-nos, obviamente, a cogumelos frescos, até porque estamos na altura certa para os consumir. De entre todos, recomendamos o cogumelo Shiitake por possuir propriedades antivirais, melhorando a resposta do teu sistema imunitário.

Além disso, os cogumelos promovem o aumento da capacidade respiratória e são um expetorante e anti-inflamatório das vias respiratórias.


Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, o que significa que é um super alimento, capaz de dar um boost único ao teu organismo. Além de o poderes incluir em refogados, deves experimentar preparar um chá de gengibre para sentires um alívio nos sintomas da gripe.


Iogurte

Prefira os naturais, sem adoçantes, nem açúcares. Este é um alimento fermentado, com probióticos, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Além disso, este alimento estimula a atividade das células do sistema imunitário, conduzindo ao seu fortalecimento.


Peixes gordos

Se estás gripado, há peixes que deves privilegiar na tua alimentação, por serem ricos em ómega 3 e antioxidantes. É o caso do atum, salmão, cavala, sardinha e carapau. São os chamados peixes gordos que vão fortalecer o teu sistema imunitário.


Sementes de abóbora ou de girassol

O zinco ajuda na defesa e reduz o stress. As sementes são uma das melhores fontes vegetais deste mineral. Além disso, elas ainda possuem vitamina E, um nutriente que reforça o sistema imunitário.


Vitamina C (citrino)

Certamente que desde pequeno sabes que, quando estás gripado, deves comer mais laranjas. E porquê? Porque possuem vitamina C, um poderoso aliado no combate à gripe.

Laranja, kiwi, limão, frutos vermelhos, papaia, abacaxi, brócolos, agrião, couves, tomate são alimentos com vitamina C e antioxidantes, que evitam os danos celulares, aumentam a absorção de ferro e potenciam o sistema imunitário, diminuindo os sintomas e a duração de uma gripe.

A laranja tem, efetivamente, 160% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina C, enquanto um sumo de uva pode chegar aos 120%. Contudo, o “campeão” em vitamina C é mesmo o kiwi com 273% da DDR.


Assim, teres uma alimentação saudável e rica em alguns alimentos em específico pode mesmo fazer a diferença, no que respeita ao reforço da tua imunidade e à tua capacidade de combateres vírus como o da gripe. 

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